Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Propaganda em uniforme gerou indenização por dano moral a empregado

há 12 anos

Uma rede de supermercado da Bahia que fazia propaganda em uniformes dos empregados, sem prévia autorização, terá que pagar indenização por uso de imagem, já que os empregados faziam uso do próprio corpo com fins comerciais. Essa foi a conclusão a que chegou a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, no julgamento do recurso movido por um trabalhador de uma rede de supermercados. Ainda cabe recurso à decisão.

Na reclamação, foi denunciado que a empresa obrigava os funcionários a usar uniformes com a divulgação de marcas e produtos vendidos no supermercado. O argumento da empresa era o de que a colocação de logotipos nas camisetas não ofendia a honra dos empregados e decorria de direito do empregador que fornecia os uniformes.

Para a relatora do recurso, desembargadora Luíza Lomba, entretanto, isso nada mais é do que propaganda, com objetivos comerciais, veiculada através do corpo do empregado, o que gera, se não foi autorizado antes, o direito à indenização pelo uso indevido da imagem do trabalhador.

Ela se baseou no que dizem o inciso X, do art. , da Constituição Federal, e o art. 20 do Código Civil brasileiro, além de diversos precedentes julgados pelo Superior Tribunal de Justiça em casos semelhantes. Não é necessário prova de dano material ou constrangimento pelo uso da imagem, a simples utilização desta para fins comerciais, sem a expressa autorização do trabalhador, já justifica a obrigação de indenizar, concluiu. (Processo nº 0001323-23.2010.5.05.0035)

  • Publicações16584
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações703
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/propaganda-em-uniforme-gerou-indenizacao-por-dano-moral-a-empregado/3162396

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uso da imagem do trabalhador não seria se tivessem colocado a foto dele no uniforme? continuar lendo