Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado questiona elegibilidade de vice-prefeito

    há 12 anos

    A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha é a relatora de consulta enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) sobre a elegibilidade de vice-prefeito que assumiu o cargo de prefeito em decorrência de renúncia do titular por mais de seis meses.

    O deputado quer saber em tese:

    Vice prefeito que substituiu o prefeito em várias oportunidades no decorrer de seu mandato e foi reeleito na eleição municipal seguinte ao mesmo cargo de vice-prefeito. No curso deste segundo mandato o vice-prefeito substituiu o prefeito e assumiu o cargo de prefeito, em decorrência de renúncia do titular do cargo. Dessa forma, na eleição subsequente para prefeito, o candidato que exerceu o cargo de vice-prefeito e assumiu a titularidade do cargo de prefeito por mais de seis meses poderá se candidatar ao cargo de prefeito?

    Base legal

    De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

    Processo relacionado: CTA 19389

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-questiona-elegibilidade-de-vice-prefeito/3087579

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)