Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tentativa de furto de alimentos do Exército é punida com oito meses de detenção

    há 12 anos

    Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) condenaram, por desclassificação, o ex-soldado do Exército D.C.C.N a 8 meses de detenção pelo crime de furto qualificado (artigo 240, parágrafo 5º, do Código Penal Militar). Ele havia sido condenado, em primeira instância, na Auditoria Militar de Porto Alegre (RS) pelo crime de peculato-furto (artigo 303, parágrafo 2º).

    De acordo com a denúncia, o então soldado foi flagrado carregando o porta-malas do seu carro com quatro caixas de gêneros alimentícios pertencentes ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre em frente ao alojamento do quartel. Os produtos, que somavam R$ 847,29, foram devolvidos ao depósito da unidade militar e o acusado confessou que havia agido daquela forma porque a família estava passando por dificuldades financeiras. D.C.C.N foi, então, afastado do Exército.

    A conduta do soldado foi enquadrada como tentativa de crime de peculato-furto, já que ele trabalhava na cozinha como rancheiro e se valeu do acesso que tinha ao depósito onde os alimentos eram guardados para cometer o delito.

    A Defensoria Pública da União pediu a absolvição do ex-militar, argumentando o estado de necessidade do acusado como excludente do crime, já que ele estaria passando por sérios problemas financeiros para sustentar a mulher e os três filhos.

    Para o ministro relator, José Américo dos Santos, o estado de necessidade não ficou comprovado nos autos. Entretanto, ele considerou como desproporcional a condenação pelo crime de peculato e votou pela desclassificação para furto qualificado. O Plenário seguiu o relator por unanimidade.

    O ex-militar terá direito ao sursis (suspensão condicional da pena) pelo período de dois anos.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tentativa-de-furto-de-alimentos-do-exercito-e-punida-com-oito-meses-de-detencao/3071692

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)