Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rescisão indireta do contrato de soldador que não recebia adicional de insalubridade é reconhecida

    há 12 anos

    O juiz Ranúlio Mendes Moreira, da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia, condenou uma fábrica de móveis ao pagamento de adicional de insalubridade a trabalhador que exercia função de soldador. O magistrado reconheceu ainda a rescisão indireta do contrato de trabalho, postulada pelo autor, em razão do descumprimento da legislação trabalhista por parte da empresa.

    “Não se pode falar que o simples inadimplemento de adicional de insalubridade e sua anotação em CTPS não sejam fatos graves o suficiente para ensejar a rescisão indireta, pois, quando o empregado furta um pacote de bolacha ou um danoninho do estabelecimento do empregador, a empresa lhe aplica a penalidade máxima de dispensa por justa causa e isso é reconhecido como lícito pela jurisprudência”, comparou o juiz.

    Foi realizada a perícia técnica, tendo o perito concluído que o trabalhador faz jus à percepção do adicional, em grau médio, no período em que atuou como soldador. O valor do adicional, neste caso, é de 20% sobre o salário mínimo.

    “Registro que andou bem o reclamante em não mais querer trabalhar para uma empresa que desrespeita a legislação e não cumpre com as obrigações trabalhistas que lhe cabem, tendo agido corretamente ao postular a rescisão indireta do contrato de trabalho”, considerou o magistrado. (Processo nº 0000975-55.2011.5.18.0002)

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações677
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rescisao-indireta-do-contrato-de-soldador-que-nao-recebia-adicional-de-insalubridade-e-reconhecida/2986806

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Reclamação Trabalhista - Insalubridade

    [Modelo] Embargos de Declaração para Fins de Prequestionamento

    Modeloshá 6 anos

    [MODELO] Embargos de declaração - trabalhista

    Thiago Bonatto Longo, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Reclamatória Trabalhista Soldador Caldeireiro

    (Modelo) Embargos de declaração - caso prático faculdade - Direito do Trabalho.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)