Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal nega perda de patente e exclusão de Capitão da PM

    há 13 anos

    Por maioria, a Seção Criminal do dia 19 de julho julgou improcedente a Declaração de Perda do Posto e Patente dos Oficiais e Graduação de Praças nº proposta pela Governo do Estado de Mato Grosso do Sul objetivando a consequente exclusão dos quadros da Polícia Militar do Estado do Capitão da PM (J. P. D.) condenado à pena de dois anos e 7 meses de detenção, em regime aberto, pela prática dos crimes de prevaricação, por duas vezes, e inobservância da lei, regulamento ou norma, por quatro vezes.

    O policial foi submetido a procedimento administrativo, no qual foi reconhecida a sua capacidade de permanecer nas fileiras da corporação, pois, submetido a julgamento pelo Conselho de Justificação, o PM foi considerado inocente de todas as imputações formuladas pela administração. No entanto, o Governador representou pela declaração da perda de posto e patente do Capitão e sua consequente exclusão.

    Segundo o relator do processo, Desembargador Manoel Mendes Carli, embora a Constituição Federal discipline que a condenação de pena privativa de liberdade superior a 2 anos é causa para a perda de patente, é necessário analisar criteriosamente cada caso.

    O relator observou nos autos que o representado está sendo submetido ao presente processo por conta de condenação do 1º grau, porém, Mendes Carli destacou que a referida sentença foi parcialmente reformada pelo Tribunal de Justiça, absolvendo o acusado do delito mais grave (peculato) mantendo as condenações pelos crimes de prevaricação e inobservância da lei e que o feito ainda não transitou em julgado em razão de recurso interposto pelo representado no STJ.

    O magistrado analisou que “ao longo da carreira, o representado não tem qualquer punição ou anotação negativa em sua ficha funcional, pelo contrário, possui vários elogios e conceituação perto do parâmetro máximo, devendo levar-se isso em consideração. Dentro desse contexto, não se mostra razoável afirmar que o fato delituoso cometido acarretou repercussão para a corporação militar no meio social, uma ofensa de tal proporção a ponto de torná-lo indigno de ali permanecer”.

    Outro ponto analisado pela relatoria é de que “o fato que ensejou a propositura da presente ação é um fato isolado na vida do requerido, e, caso definitivamente condenado, não sobrevive frente à sua conduta em prol da corporação da Polícia Militar”. Continuou o magistrado que “a pena de detenção que lhe foi imposta, se assim permanecer, após o julgamento do recurso pendente, basta para reeducá-lo. A exclusão da corporação, por outro lado, provavelmente o jogaria na marginalidade, contrariando, em consequencia, um dos objetivos da pena”, finalizou.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-nega-perda-de-patente-e-exclusao-de-capitao-da-pm/2784159

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)