Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara rejeita projeto que limitava atuação da Justiça

    há 15 anos

    Edson Santos

    A Câmara arquivou na terça-feira (11) o Projeto de Lei 2689/96, do Executivo, que limitava a atuação do Poder Judiciário em ações contra o governo, com o argumento de que o patrimônio público precisa ser protegido. O projeto foi rejeitado quanto à constitucionalidade e quanto ao mérito. Entre outros pontos, o relator, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), observou que limitar o acesso ao Poder Judiciário é inconstitucional.

    Enviada à Câmara pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, a proposta estabelecia limites para o uso de medidas cautelares contra o poder público e aumentava prazos para a proposição de ação rescisória e de ação de responsabilidade civil por parte da administração pública em todos os níveis (federal, estadual, municipal, direta e indireta).

    Outra rejeição

    A CCJ também rejeitou e enviou para o arquivo o Projeto de Lei 950/03, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que estava apensado ao do Executivo. O projeto revogava inteiramente a Lei 8.437/92, que proíbe a Justiça de conceder liminar contra o governo em ações que objetivem reclassificação, equiparação, concessão, aumento ou extensão de vencimentos ou vantagens a servidores públicos.

    O relator considerou que, ao revogar uma lei inteira, o projeto poderia criar lacunas em uma legislação de nítido interesse público.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-projeto-que-limitava-atuacao-da-justica/182124

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)