Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo em ação cautelar torna desnecessário o ajuizamento de ação principal

    há 15 anos

    O artigo 806, do CPC, determina que, depois de ajuizada ação cautelar preparatória, a parte tem prazo de 30 dias, contados da decisão do juiz, para propor a ação principal. Se, entretanto, na própria ação cautelar, as partes celebram acordo abrangendo o direito que se pretendia resguardar, forma-se um título executivo judicial, não havendo mais necessidade de ajuizamento de nova ação. Com esse entendimento, a 6a Turma do TRT-MG anulou decisão de 1o Grau, que extinguiu a ação cautelar de arresto, por não ter sido proposta a ação principal.

    O Ministério Público do Trabalho propôs ação cautelar de arresto (medida para preservar os bens que garantirão futura execução) contra as reclamadas, com o objetivo de assegurar o pagamento dos créditos dos ex-empregados, que foram dispensados sem receber salários e verbas rescisórias. Nesse processo, as partes realizaram acordo, homologado pelo juiz. Após vários atos executórios para a quitação do acordo, como venda de produtos e bens das empresas, as reclamadas requereram a extinção da ação cautelar, por não ter sido proposta a ação principal. O juiz de 1o Grau atendeu ao pedido das rés e extinguiu o processo.

    Mas para o relator do recurso, juiz convocado Fernando Antônio Viégas Peixoto, a celebração de acordo - no qual as reclamadas reconheceram os débitos trabalhistas e acertaram com o Ministério Público e com o sindicato da categoria os meios de quitá-los - tornou desnecessária a propositura da ação principal, porque já foi incluído nele o direito que se pretendia resguardar com a medida cautelar. “Ou seja, o acordo não abrangeu apenas o objeto da ação cautelar (arresto de bens), mas, também, o próprio direito que lhe deu origem (inadimplência com os empregados dispensados)” - enfatizou. Além disso, nos termos do artigo 475-N, a sentença que homologou a conciliação originou um título executivo judicial.

    O relator ressaltou que o ajuizamento de nova ação não teria qualquer utilidade, pois o reconhecimento do débito trabalhista pelas empresas tornou indiscutível a existência do direito. “Relembre-se que a economia e celeridade processual são princípios constitucionais que devem nortear toda e qualquer atuação jurisdicional, inclusive, de observância obrigatória pelas próprias partes demandantes (art. , LXXVIII, da CR/88)” - finalizou.

    (RO nº 01434-2008-103-03-00-3)

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-em-acao-cautelar-torna-desnecessario-o-ajuizamento-de-acao-principal/1594422

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)