Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ente público está sujeito à revelia

    há 12 anos

    A pessoa jurídica de direito público sujeita-se à revelia prevista no artigo 844 da CLT. Nesse sentido é o entendimento expresso na Orientação Jurisprudencial 152 da SDI-1 do TST, adotada pela 5ª Turma do TRT-MG para aplicar à União Federal a pena de revelia. No caso, o julgador deixou de receber a defesa porque apresentada após o horário da audiência. Contudo, não aplicou a revelia, por entender que seus efeitos não incidem contra a União Federal. Contra essa decisão recorreram três empresas. E a Turma de julgadores deu razão a elas.

    Conforme observou o relator do recurso, desembargador José Murilo de Morais, a questão encontra-se pacificada pelo TST, por meio da OJ 152. O artigo 844 da CLT dispõe que, salvo nos casos permitidos na lei, o não comparecimento da parte caracterizará a revelia. A consequência é a confissão quanto à matéria de fato, ou seja, os fatos narrados pela parte autora serão presumidos verdadeiros, se não houver provas no processo em sentido contrário.

    O Decreto-Lei 779/1969, que dispõe sobre as prerrogativas da Administração Pública no processo do trabalho, não veda a aplicação da revelia às pessoas jurídicas de direito público. E o artigo 844 da CLT não faz distinção em relação aos destinatários da norma, não estabelecendo nenhum privilégio à União.

    Nessa linha de raciocínio, a jurisprudência do TST firmou-se no sentido de que a revelia aplica-se à pessoa jurídica de direito público. Para o TST, entender de forma diversa seria negar vigência aos princípios constitucionais da igualdade das partes, do contraditório, bem como o da ampla defesa. Portanto, se o ente público deixa de praticar o ato processual, mesmo diante de todas as prerrogativas legais de que dispõe, não há como afastar a aplicação do disposto no artigo 844 da CLT.

    Exatamente a consequência reconhecida pelo relator, que impôs à União Federal os efeitos da revelia de que tratam os artigos 844 da CLT e 319 do CPC, que regulam a matéria. O entendimento foi acompanhado pela Turma julgadora. (RO 0001472-86.2011.5.03.0084)

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ente-publico-esta-sujeito-a-revelia/100068697

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)