Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cálculo do reflexo de adicional de insalubridade sobre férias se faz pela média recebida no período aquisitivo

    há 16 anos

    Os reflexos do adicional de insalubridade sobre férias devem ser calculados sobre a média desse adicional recebida no período aquisitivo. É este o teor de decisão da 1ª Turma do TRT-MG, rejeitando a alegação do reclamado de que o cálculo dos reflexos do adicional sobre as férias com um terço deveria considerar, como mês de competência, o de gozo das férias, em atendimento ao disposto no art. 142 , da CLT .

    Segundo esclarece a desembargadora relatora, Maria Laura Franco Lima de Faria, o caput do artigo 142 da CLT não disciplina o cálculo dos reflexos de outras parcelas sobre as férias, mas apenas estabelece que o valor destas é o devido na data da sua concessão. “Esse critério está estabelecido no parágrafo 6º , do artigo 142 , da CLT, do qual se infere que deve ser considerado não o mês do gozo das férias, mas a média duodecimal do adicional recebido no período aquisitivo das férias” – completa a relatora.

    Por esse fundamento, a Turma considerou corretos os cálculos de liquidação que apuraram os reflexos do adicional de insalubridade sobre as férias com base nos valores recebidos nos doze meses anteriores à data das férias (período aquisitivo), negando provimento ao recurso da executada.

    (AP nº 00041 -2007-045-03-00-5)

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15880
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calculo-do-reflexo-de-adicional-de-insalubridade-sobre-ferias-se-faz-pela-media-recebida-no-periodo-aquisitivo/96719

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Contestação - adicional de periculosidade

    Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contestação Trabalhista (atualizada 2020)

    Carolina Fonseca, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Como fica o pagamento do adicional de periculosidade e insalubridade nas férias do empregado?

    Henrique Scremin, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Reclamatória Trabalhista - pedido de prova pericial in loco

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - RECURSO CÍVEL: XXXXX-88.2012.8.24.0007

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Tenho uma dúvida e gostaria que me ajudasse:
    A insalubridade sobre as férias, é a soma da remuneração bruta, ou líquida do empregado, dividido por 12 meses (período duodecimal)? Ou, é a soma dos valores mensais apenas do adicional de insalubridade, recebidos durante os 12 meses? continuar lendo