Carregando...
JusBrasil - Notícias
22 de dezembro de 2014

Cálculo do reflexo de adicional de insalubridade sobre férias se faz pela média recebida no período aquisitivo

Publicado por Academia Brasileira de Direito (extraído pelo JusBrasil) - 6 anos atrás

LEIAM 1 NÃO LEIAM

Os reflexos do adicional de insalubridade sobre férias devem ser calculados sobre a média desse adicional recebida no período aquisitivo. É este o teor de decisão da 1ª Turma do TRT-MG, rejeitando a alegação do reclamado de que o cálculo dos reflexos do adicional sobre as férias com um terço deveria considerar, como mês de competência, o de gozo das férias, em atendimento ao disposto no art. 142 , da CLT .

Segundo esclarece a desembargadora relatora, Maria Laura Franco Lima de Faria, o caput do artigo 142 da CLT não disciplina o cálculo dos reflexos de outras parcelas sobre as férias, mas apenas estabelece que o valor destas é o devido na data da sua concessão. “Esse critério está estabelecido no parágrafo 6º , do artigo 142 , da CLT, do qual se infere que deve ser considerado não o mês do gozo das férias, mas a média duodecimal do adicional recebido no período aquisitivo das férias” – completa a relatora.

Por esse fundamento, a Turma considerou corretos os cálculos de liquidação que apuraram os reflexos do adicional de insalubridade sobre as férias com base nos valores recebidos nos doze meses anteriores à data das férias (período aquisitivo), negando provimento ao recurso da executada.

(AP nº 00041 -2007-045-03-00-5)

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://abdir.jusbrasil.com.br/noticias/96719/calculo-do-reflexo-de-adicional-de-insalubridade-sobre-ferias-se-faz-pela-media-recebida-no-periodo-aquisitivo