Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sadia e Stiab são condenados por cobrar contribuição assistencial de não sindicalizados

    há 12 anos

    Decisão da juíza Flávia Fragale Martins Pepino da 12ª Vara do Trabalho de Brasília proíbe a Sadia S.A. e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Brasília (Stiab) de instituírem em acordos coletivos de trabalho cláusula que preveja contribuições assistenciais ou confederativas de trabalhadores não sindicalizados. A juíza também condenou o sindicato dos trabalhadores a não cobrar contribuições assistencial, confederativa, negocial, social integrada, de revigoramento, de esforço e de fortalecimento sindical de empregados sem vínculo a ele.

    O inquérito civil aberto pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal, apurou irregularidades na instituição e cobrança de contribuições. A Sadia e o Stiab afirmaram que o desconto era usado para ampliar a assistência prestada e a estrutura patrimonial. A investigação revelou que o sindicato laboral não oferece serviço médico, odontológico, de lazer ou outro qualquer que possa justificar a cobrança de contribuição.

    Após tentativas frustradas de firmar Termo de Ajuste de Conduta, o MPT solicitou à Justiça do Trabalho a proibição da cobrança de contribuições e mensalidades dos trabalhadores não sindicalizados. O juízo do primeiro grau liminarmente julgou favorável o pedido do MPT.

    Segundo a procuradora Marici Pereira, a legislação trabalhista exige que o desconto de contribuições seja formalmente autorizado. “A Sadia e o Stiab violaram a liberdade sindical dos trabalhadores não filiados ao Sindicato e o direito dos filiados de se opor ao desconto de contribuição assistencial para sua respectiva entidade sindical”, afirma.

    Em caso de descumprimento da Decisão, a Sadia e a Stiab vão pagar solidariamente R$ 10 mil em multa. Essa quantia será revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). (MC/)

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sadia-e-stiab-sao-condenados-por-cobrar-contribuicao-assistencial-de-nao-sindicalizados/3142051

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)