Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei que permite corte de araucária é suspensa a pedido do MPSC

    há 13 anos

    Em ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi concedida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) uma medida cautelar para suspender os efeitos da Lei Estadual 15.167/2010, que permite o corte de araucária em solo catarinense. A liminar foi concedida por unanimidade na sessão do Órgão Especial do TJSC de quarta-feira (3/8).

    Na ação, o MPSC sustenta que ao editar a Lei Estadual, que cria o Programa de Reflorestamento do Pinheiro Brasileiro, o Estado extrapolou sua competência suplementar à da União para legislar sobre proteção ambiental, contrariando o disposto nas Constituições Estadual e Federal.

    Isto porque, ao permitir o aproveitamento econômico da espécie nativa Araucária angustifólia ¿ inserida na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção ¿ mediante simples protocolo no órgão ambiental e sem exigir prévio parecer técnico ou vistoria, a Lei Estadual contraria, e não complementa, o disposto na legislação federal sobre o tema.

    Diante a argumentação do MPSC de que os riscos ao meio ambiente poderiam ser irreparáveis se a Lei continuasse em vigor até o julgamento de sua inconstitucionalidade, a medida cautelar foi concedida pelo TJSC para suspender seus efeitos até o final do trâmite da ação.

    Nº do Processo:

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-permite-corte-de-araucaria-e-suspensa-a-pedido-do-mpsc/2796834

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)