Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lídice vai propor aprovação de PEC das domésticas sem emendas

    há 11 anos

    A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) deve apresentar nesta quarta-feira (13) relatório pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 66/2012) que estende aos trabalhadores domésticos os direitos já assegurados aos demais trabalhadores. Se o relatório for aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a proposta seguirá imediatamente para o Plenário, onde deverá ser votada em dois turnos.

    - Vou propor a aprovação sem emendas, como veio da Câmara dos Deputados, visando a dar agilidade à votação desta importante pauta - afirmou a senadora.

    Lídice da Mata disse que as mudanças vão corrigir uma distorção histórica - o tratamento discriminatório contra os trabalhadores domésticos.

    - A PEC inclui 17 incisos no artigo da Constituição, como direitos que os trabalhadores domésticos passam a ter. É importante incorporar o direito previsto no inciso XXXIII em função do combate ao trabalho infantil, que infelizmente é uma realidade dentro do mercado de trabalho doméstico - disse.

    O dispositivo proíbe a exploração do trabalho de menor de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. Outros direitos que fazem parte do texto são contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); seguro-desemprego; pagamento de hora-extra e adicional noturno. Atualmente, a categoria reúne cerca de sete milhões de brasileiros, dos quais 93% são mulheres e apenas cerca de dois milhões trabalham com carteira assinada.

    A PEC assegura ainda remuneração mensal nunca inferior ao salário mínimo; jornada semanal de 44 horas, com oito horas diárias de trabalho; proibição de qualquer discriminação em função de sexo, idade, cor, estado civil ou deficiência; e pagamento de hora-extra em valor, no mínimo, 50% acima da hora normal.

    Na última quarta-feira (6), durante as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o presidente do Senado, Renan Calheiros, se comprometeu pessoalmente com a aprovação da PEC até o final de março.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lidice-vai-propor-aprovacao-de-pec-das-domesticas-sem-emendas/100392124

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)