Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Princípio da Publicidade deve nortear convocação de candidato

    há 12 anos

    Um candidato ao cargo de Escrivão de Polícia ganhou o direito de prosseguir no processo seletivo, após julgamento da 2ª Câmara Cível do TJRN, que reformou uma sentença inicial e determinou que o Estado realize a convocação do candidato para a realização da 4ª fase do certame.

    Na Apelação Cível nº 2012.004026-9, o autor diz que o edital não é expresso acerca da forma de convocação dos candidatos e que o longo lapso temporal entre as fases do concurso inviabilizou a leitura diária do Diário Oficial.

    Além disso, o candidato argumentou que possui residência em outro estado da federação e que buscou em vários momentos informações acerca de como e quando se daria a convocação para a última etapa do certame.

    A decisão no TJRN considerou que, embora o capítulo do edital do certame tratando acerca das disposições finais disponha, genericamente, em seu item 3, que todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado, a previsão editalícia viola, sobremaneira, o princípio da publicidade.

    Isso impõe que a Administração Pública não pode se furtar de conferir o necessário e eficaz conhecimento dos efeitos gerados por seus atos e suas consequências na esfera jurídica de terceiros.

    A decisão também considerou que o ente público também violou o princípio da razoabilidade, considerando-se que se passou mais de três anos, não sendo viável e crível exigir do candidato a leitura diária do Diário Oficial por tão longo lapso temporal.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-da-publicidade-deve-nortear-convocacao-de-candidato/100111599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)